09 junho, 2009

19° TRECHO | Eu Christiane F



Eu, Christiane F. 13 Anos, Drogada e Prostituída é um filme alemão de 1981, baseado no livro homônimo, escrito pelos jornalistas Kai Hermann e Horst Hieck, publicado e editada pela revista alemã Stern em 1978, que narra a história da personagem principal Christiane F., uma consumidora de drogas
.Com o sucesso do livro e com a comoção da opinião pública pelo drama vivido pela jovem Christiane, o diretor Ulrich Edel resolveu transformar a história de Christiane e dos jovens da Estação Berlin Zoologischer Garten de Berlim em filme. O lançamento de Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo foi em 1981, e contou com a atriz Natja Brunckhorst interpretando Christiane, e Thomas Houstein como Detlef R. Apesar de nunca ter atuado, a atriz de quinze anos surpreendeu os críticos com uma atuação chocante. Edel descobriu Natja enquanto ela brincava no playground de seu colégio. Natja aceitou o papel e, com o consentimento de seus pais, gravou o filme. Já Thomas Houstein que interpretou Detlef, foi descoberto num clube atlético e no início recusou o papel.


19° Trecho apresenta
Christiane Vera Felscherinow



Atualmente aos 46 anos de idade voltou a tomar drogas pesadas. O filho vive actualmente numa instituição para menores nas redondezas de Berlim, e os avós deverão ajudar a decidir onde será a sua futura morada. O novo drama de Christiane começou no início de 2008, quando ela e o namorado decidiram emigrar para a Holanda, levando a criança. Ao ter conhecimento do plano, a justiça alemã tomou a criança da mãe, com a ajuda da polícia. Pouco tempo depois, ela sequestrou o próprio filho e fugiu para Amesterdã. Na capital holandesa, Christiane voltou a consumir heroína. Após uma zanga com o namorado, Christiane regressou no final de junho de 2008 à Alemanha, quando seu filho foi retirado de sua guarda pelas autoridades alemãs.
______________________________________

Quando li Eu Christiane F, era apenas uma criança. Eu o li com mais ou menos uns 11/12 anos. Para se ter uma idéia eu mal consegui terminar o livro. Depois de uns anos li novamente e assisti ao filme, que até então não tinha encontrado. Como criança eu não ia entender meeeesmo. Mas depois dispertou um ponto crítico. Se formos olhar, é de uma certa forma o que está acontecendo de verdade no mundo. Cada vez mais cedo crianças na rua, se prostituindo, usando drogas, etc. Esse filme/livro (com base na minha família) foi o mais pedido durante alguns anos. Primos, tios, amigos, me falavam que todo ano era pedido para os alunos terem conhecimento de tal. Li por curiosidade e achei bem interessante. Hoje é um dos livros que mais me chamaram a atenção.

Não encontrei nenhum trailer oficial, mas segue um vídeo com algumas cenas do filme:

Onde encontrar Eu Christiane F:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opine!