10 julho, 2010

34º TRECHO | O Morro dos ventos Uivantes

Wuthering Heights (O Morro dos ventos Uivantes) foi o único romance escrito por Emily Brontë, escritora britânica que morreu jovem assim como alguns de seus irmãos, onde em grande parte também escritores.

Foi publicado em 1847 e hoje é considerado um clássico da literatura inglesa, caracterizado como uma história de amor amaldiçoada e cheia de vinganças e visto como a mais intensa história de amor já escrita na língua inglesa.
Recebeu inúmeras críticas época em que foi lançado, mas após os críticos reconhecerem o gênero de Emily O MORRO DOS VENTOS UIVANTES foi considerado uma obra-prima singular, representando um distanciamento radical da tradição vitoriana de romance, com forte influencia do estilo de Percy ShelleyIsaac Watts, autor do primeiro romance gótico “O Castelo de Otranto” e por Mary Shelley, autora de “Frankstein” .

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES já foi adaptado mais de vinte vezes para o cinema, rádio e TV. A versão de 1939 ainda em Preto e Branco é considerado um dos grandes clássicos do cinema até os dias de hoje. A versão mais recentes do romance é de 1992, estrelada por Juliette Binoche e Ralph Fiennes.
______________________________________

Resumo

No final do século XVIII, em uma área rural da Inglaterra, surge com o tempo uma violenta paixão entre Catherine Earnshaw e o cigano Heathcliff, seu irmão adotivo. Criados juntos, eles são separados pela morte do pai de Catherine e a crueldade de como Hindley Earnshaw seu irmão, trata Heathcliff. Quando Heathcliff fica sabendo que ela vai casar com Edgar Linton um homem rico e gentil, Heathcliff foge para fazer fortuna, ignorando o fato de que Catherine o ama, e não o futuro marido. Dois anos depois, Heathchliff retorna para vingar-se de Hindley e Edgar e do abandono que Catherine lhe infligiu.
_______________________________________

Segue os dois trechos que na minha opinião são os mais marcantes.
1º Cathy (Catherine) conversando com a governanta sobre seu amor por Heathcliff.
2º Heathcliff em diálogo com Cathy.


Cathy: "Os meus maiores sofrimentos neste mundo têm sido os sofrimentos de Heathcliff; e eu vi e senti cada um deles desde o princípio, a minha grande preocupação na vida é ele. Se tudo mais desaparecesse e ele ficasse, eu continuaria a existir. E se tudo o mais ficasse, e ele fosse aniquilado, eu ficaria só num mundo estranho, incapaz de ter parte dele. O meu amor por ele parece-se com as rochas eternas que ficam debaixo do chão; uma fonte de felicidade pouco visível mas indispensável. Nelly, EU SOU Heathcliff! Ele esta sempre, sempre, na minha cabeça. Não como um prazer - porque eu também não sou um prazer para mim própria - mas como eu mesma. Portanto, não fales outra vez na nossa separação, pois é impossível.."


Heathcliff: "Porque me desprezaste? Porque é que traiste o teu coração, Cathy? Amaste-me; que direito tinhas de me deixar? Porque nem a miséria, nem a degradação, nem a morte, nem nada que Deus ou o demónio pudessem infligir-nos nos teria separado, mas tu fizeste-o de livre vontade! Não fui eu, mas sim tu quem despedaçou o teu coração; e ao fazê-lo destruíste também o meu. Tanto pior para mim, que sou forte. Quero por acaso viver? Que vida será a minha quando...Meu Deus! Gostarias de viver com a tua alma enterrada?"
" Pois faço uma prece, hei de repeti-la até que minha língua endureça; Catherine Earnshaw, que não encontres a paz enquanto eu estiver vivo! Disseste que te matei, assombra-me então! Os mortos costumam assombrar os seus assassinos. Acredito, sei que andam almas penadas pela terra. Fica comigo para sempre, toma a forma que quiseres, enlouquece-me! Mas não me deixes neste abismo onde não te posso encontrar! Oh, meu Deus! É inexprimível! Não posso viver sem a minha vida! Não posso viver sem a minha alma!"
"Não tenho medo, nem esperança de morrer. Contudo não posso continuar assim! Tenho que me lembrar de respirar, de manter o meu coração a bater! A luta tem sido longa e desejo tanto que acabe em breve!"
por seu ar gótico e rebuscado de

Veja o Trailer do filme de 1992



_______________________________________

OpIniÃo:

Não é um história de amor. É uma doença, um facínio, uma paixão incontrolável por um ser completamente estranho, cheio de ódio e repulsa pelos seres que viviam próximo, mas que tranforma a vida de Cathy em um carrossel de sentimentos controvérsios e uma paixão sem explicação. Por mai s que o livro mostre MUUUUITA, mas muuuuuuuuita falta de sentimento em Heathchliff, da para perceber como o amor dele por sua amada é forte e supera qualquer obstáculo.
Uma incrível história de amor que com certeza foi muito além da morte.


Onde comprar o Livro:
http://www.estantevirtual.com.br/

6 comentários:

  1. Parabéns Karina! Adorei!
    Já lí este livro e assisti com muita paciência a primeira versão do filme no Youtube, emendando os pedacinhos, em preto e branco e sem legenda, hahah. Mas valeu a pena.

    ResponderExcluir
  2. sabe que comprei o livro, mas ainda nao consegui ler? rs
    saudades de vc, kakis! bjs

    ResponderExcluir
  3. Li e chorei quando a Cathy morreu e Heathchliff Uiva de dor no quintal!Pude sentir sua dor...em cada palavra descrita!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o livro, o filme e a trilha sonona. Não me canso de ler, de ver e ouvir. Amo amo amo!!!

    ResponderExcluir
  5. É lindo, esta entre os meus livros favoritos, todos os personagens tem tantos defeitos e mesmo com eles não consigo deixar de ama-los

    ResponderExcluir

opine!