17 julho, 2009

24º TRECHO | O Vermelho e o Negro


O Vermelho e o Negro (Le Rouge et Le Noir) é um romance publicado em 1830 por Henri-Marie Beyle, mais conhecido como Stendhal, escritor Francês que tem como característica, mostrar a Fineza na análise dos sentidos de seus personagens e por ter um estilo deliberadamente seco. Stendhal também mostrava em seus livros diversas estratégias para tentar conquistar várias mulheres, onde em O Vermelho e o Negro não foi diferente, sendo um de seus livros mais famosos e reverenciados pelos críticos na época.

O Livro é uma crônica da sociedade francesa na época da restauração, na qual Stendhal representou as ambições de sua época e as contradições da emergente sociedade de classes, destacando sobretudo a análise psicológica dos personagens e o estilo direto e objetivo da narração.


24º Trecho presenta
O Vermelho e o Negro

Perdido no interior da França, o filho de um comerciante de madeira nutre sonhos de grandeza heróica, sem se dar conta de que ficaram para trás os tempos em que um jovem tenente de artilharia podia tornar-se cabeça de um Império. Este livro é a narrativa desse desencontro histórico, em suas menores reverberações. No rescaldo da derrota de Napoleão, as carreiras são tortuosas e os amores são difíceis. Para chegar a Paris, Julien Sorel passará por um seminário de província, aceitará um posto subalterno junto a uma grande família e será amante de duas mulheres únicas e díspares. Nesta 'crônica de 1830', Stendhal registra com precisão de autor maduro, como se escrevesse a burril, as metamorfoses do orgulho ferido e o cotidiano do amor contrariado - sem por isso deixar de se render à graça adolescente do herói ou ao esplendor operístico de sua paixão por Mathilde de La Mole.

Boa leitura!
______________________________________

" O meu Julien, ao contrário, somente gosta de agir sozinho. Nunca passou pela idéia dessa criatura privilegiada procurar apoio e socorro nos outros! Ele despreza os outros, e é por isso que eu não o desprezo. Se apesar da sua pobreza, Julien fosse nobre, meu amor não passaria de uma tolice vulgar, de uma péssima aliança desigual; eu não o desejaria; ele não teria o característico das grandes paixões: a imensidão da dificuldade a vencer e a negra incerteza do êxito"
_____________________________________

Julien Sorel o personagem principal desde livro é um herói... uma pessoa humilde com grande cultura e sabedoria que sofre por uma paixão louca e reprimida, mas que mostra ao leitor como AMAR HOJE É FÁCIL. Não se tem tanta burocracia e nem se é tão reprimido os "amantes" desta época.

Eu lí uma edição publicada pela editora Abril aqui no Brasil de 1971 com uma capa dura vermelha maravilhosa, com uma gramática muito antiga e de difícil entendimento, mas deu pra entender direitinho qual a mensagem que o livro quer passar, por isso, aos amantes de literatura estrangeira, digo por que este é um romance Francês e é difícil termos o abto de ler coisas que não sejam americanas ou similares, é uma ótima leitura, nos leva a conhecer a cultura européia e a época de Napoleão, onde principalmente a históoia é o que conta!

Onde encontrar O Vermelho e o Negro:

6 comentários:

  1. Fiquei curiosa, muito curiosa. Mas tenho um sério problema com esses livros de difícil entendimento, desisto fácil. :/

    Valeu pela dica Ká.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o livro que o Johnny Depp já leu?

    ResponderExcluir
  3. Eu lí. Levei uns tres meses mas conseguí.Hahah.
    Pretendo ler de novo...um dia, para digerí-lo melhor. Assino embaixo tudo aí que a Karina falou.

    ResponderExcluir
  4. Li e reli várias vezes. Comecei aos 11 anos, e hoje, aos 51, reli alguns trechos e despedi-me da minha edição. Não foi fácil.

    ResponderExcluir
  5. Eu li. Adorei. Excelente livro. Direi uns 3 meses lendo.... Livro muito bom.... análise psicológica e críticas a alguns valores.

    ResponderExcluir

opine!