08 junho, 2009

18° TRECHO | Dom Casmurro


Joaquim Maria Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, foi cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis.

Assis é até hoje um dos mais importântes escritores da literatura brasileira tendo em sua enorme lista de concretizações os romances Helena de 1876, Memérias Póstumas de Brás Cubas de 1881 e Dom Casmurro de 1899.


18° Trecho apresenta
Dom Casmurro

Dom Casmurro é um dos livros da literatura brasileira mais traduzidos para outros idiomas. Nele, encontramos a dúvida sobre a existência do adultério de Capitu, não havendo nenhuma cena que o comprove, permanecendo apenas como suspeitas. Sendo escrito em primeira pessoa, apresenta apenas a interpretação dos fatos presenciados pelo narrador-personagem, não apresentando em nenhum momento outras visões. O fato de o autor escrever o romance em capítulos curtos, com títulos explicados posteriormente e de utilizar citações de obras importantes e personagens históricos, em frases curtas, facilita a leitura e prende o leitor. Machado de Assis permite, ao deixar o final com uma questão em aberto, que um mesmo leitor retome o livro e tire diferentes conclusões a cada vez que o relê.
Veja o trailer da mini-série Capitu:




Veja mais no site da Globo:
http://capitu.globo.com/

Onde encontrar Dom Casmurro (livro):
Dom Casmurro, que virou até filme (DOM), e mini-série da emissora Rede Globo (CAPITU), é uma das mais curiosas obras de Machado de Assis. Eu particularmente, confesso, que só li o livro porque tive de fazer prova. Sabe quando o professor de português passa aqueles livros que não te enteressam muito? Pois é, assim foi comigo. Li com uma tal desatenção sem igual. Acabei gostando muitoooo do livro. Li, rêli, assisti à mini-série, procurei outros resumos, enfim...gostei muito! Não é aquelas leituras chatas, o velho e bom Machado sabe como tratar seus queridos leitores.
__________________________________________________________

Eu recomendo, e muito. Principalmente para quem quer/pretende prestar vestibulares.
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opine!