10 dezembro, 2011

Quem tem medo?


Talvez, se você for um leitor assíduo, tenha o habito da leitura desde muito jovem e queira que seu filho siga seu exemplo, já saiba o que sugerir ao pequeno para que ele dê início ao mundo da leitura.
Um tempo atrás, na faculdade, uma colega de sala me perguntou sobre o livro que eu estava lendo, que ainda estou. Era Sangue de Tinta, sucessão de Coração de Tinta, da postagem anterior. Depois de contar sobre sua história, ela me perguntou se eu sugeria a trilogia à crianças com idade na faixa etária de 10 anos, no caso seria para suas filhas gêmeas. Me disse que ela mesmo não tem o hábito de ler, mas queria instigar esse gosto nas filhas. Disse a ela que na minha opinião, se as meninas não têm esse costume, deveriam começar com leitura simples, não boba, mas também não de muitas páginas. A princípio, sugeri que descobrisse o que mais chamava a atenção das garotas.
No fim das contas dei a sugestão da coleção Quem tem Medo, de Fanny Joly.
Eu tinha uns 8 ou 9 anos quando a li. Me apaixonei.
Os títulos são em torno dos medos que geralmente temos quando criança. Separei três para citar os trechos.



--------------------------------------

Trecho 1: Quem tem medo de dentista?

Nervosa como uma pilha,
imaginei o doutor Padilha:
um homem assustador,
malvado, aterrador,
torturando uma moça toda amarrada
na cadeira reclinada.

Minha mãe falou com ar satisfeito:
- Ele vai atender já, que sorte!
Mas eu senti um nó no peito!
Dentista pra mim era a morte!



--------------------------------------

Trecho 2: Quem tem medo de escuro?

Alguém abriu o portão do jardim.
Passos chegavam cada vez mais perto.
Ai, meu Deus, coitada de mim!
Era mais um monstro, decerto.

Bum, bum, bum!,
bateram na portam.
Au! Au! Au!,
latiu o cachorro.
E eu gritei já quase morta:
- Socorro!

Então uma voz chamou:
- Olá, vizinha, sou eu!
Lá em casa a luz acabou.
Vim aqui ver o que aconteceu!



--------------------------------------

Trecho 3: Quem tem medo de fantasma?

Vejo então
um pássaro branco voar e...
- HA! HA! HA!
A gargalhada volta a ecoar.

O pássaro está ali, bem na minha frente.
Mas não é pássaro, gente!
É um fantasma, com os braços presos
a uma corrente.
É feito de puro osso,
dos pés ao pescoço.



--------------------------------------



Digo ainda que a leitura não é só para crianças.
Um dia desses a noite, fui ler para meu irmão de 10 meses e parei na metade. Minha mãe, que pensei que estivesse dormindo me diz: "Ah não, continua. Estou gostando!" rs


Onde encontrar todos os títulos da coleção:
http://www.scipione.com.br/SitePages/sub_home.aspx?Catalogo=Paradid$225$ticos&Segmento=Literatura$32$Infantil&Exec=1


Espero que tenham gostado!!!

7 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho meninas!
    Jéssica, teu irmaozinho está bem encaminhado na literatura.rsrs Legal!
    Bjs da Sa!

    ResponderExcluir
  2. Ai que fofo Jéh!
    Acho que vou procurar para ler com a Nathie!

    Olha só... a Sá passou por aqui! :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!

    Está sim Sa. Quando leio para ele interajo com a história imitando as personagens. Ele presta atenção, e acha graça. Tão legal..

    Ka, lê com a Nathie sim. :)

    ResponderExcluir
  4. Jéssica, embora ache louvável o incentivo à leitura, não recomendo o livro "Quem Tem Medo de Dentista"... pra mim, só reforça o estereótipo do dentista-torturador. Fiz uma crítica completa aqui: http://medodedentista.com.br/2011/05/quem-tem-medo-de-dentista.html.

    Parabéns pelo blog! Abraço! :)

    ResponderExcluir
  5. Ai... muito boa essa coleção!
    Já li alguns e recomendo muito.=)

    ResponderExcluir
  6. Mas que coisa mais fofa. :3
    Uma ótima sugestão para ler com a minha sobrinha.

    ResponderExcluir
  7. Ana, não consegui ler a crítica, não encontra-se mais no site. Enfim, o que imaginamos mesmo a princípio é que há uma tortura descrita no livro, mas pelo contrário, a criança faz um pré julgamento sobre seu dentista e descobre no final que de torturador não há nada. Acredito justamente que essa leitura seja para acabar com tal estereótipo.
    Acho que citei mesmo um trecho muito assustador, mas quando lemos não há nada disso. rs ;)

    Obrigada a todas!!!

    ResponderExcluir

opine!