20 junho, 2010

O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus

Filme de Terry Gilliam que também no currículo Os 12 Macacos, Medo e Delírio em Las Vegas e Monty Python, The Imaginarium of Dr. Parnassus foi um projeto engavetado por um tempo após o falecimento do ator principal (Heath Ledger). Com a brilhante ideia dos produtores de mesclar o personagem de Heath, foram convocados quatro atores que brilhantemente finalizaram mais uma obra prima louca, cheia de conceitos e psicodelia de Gilliam para nosso deleite.

O mundo imáginário de Dr. Parnassus foi o último filme de Heath Ledger.





Na Inglaterra dos dias atuais, o imortal e milenar doutor Parnassus (Christopher Plummer), que comanda a companhia teatral "Imaginarium" — integrada por um mágico de cartas, Anton (Andrew Garfield), e um anão, Percy (Verne Troyer) —, oferece ao público um espetáculo irresistível através de um espelho mágico, um artefato que dá a seu usuário a chance única de viajar para um mundo fantástico e desconhecido, no qual é possível controlar a imaginação alheia. O poder que o doutor hoje possui lhe fora concedido em tempos remotos através de um pacto com o diabo (Tom Waits). Agora que o aniversário de dezesseis anos de sua filha, Valentina (Lily Cole), está próximo, o diabo volta para receber seu pagamento: a alma da jovem.
Para não perder a amada filha, Parnassus negocia um novo pacto através de uma aposta: Valentina será daquele que conseguir seduzir cinco almas primeiro. É aí que a trupe encontra o jovem Anthony "Tony" Shepherd (Heath Ledger) pendurado num cabo da ponte Blackfriers, em Londres. Depois de salvo, o vigarista com sérios problemas com a máfia russa, excelente contador de histórias e cafajeste sedutor coberto de uma aura misteriosa, se junta ao grupo e embarca numa viagem por mundos paralelos, disposto a ajudar Parnassus a resgatar sua filha. Para passar de uma dimensão à outra, Tony entrará no espelho mágico onde sua aparência muda radicalmente.

Veja o Trailer do Filme:



Mais aqui: http://www.doctorparnassus.co.uk

Um comentário:

  1. Entre os filmes do Terry Gilliam vale citar o muito louco "Brazil", um dos mais estranhos filmes que eu já vi.
    Esse filme é muito, muito bom. E o Tom Waits está fantástico como o diabo(sou suspeito para julgar). As questões que o filme levanta sobre religião e modernidade, e as referências a cultura mística davam um artigo de tantas que são. Aqui tem um artigo em inglês que constrói uma pequena teoria da conspiração sobre o filme, e interpreta alguns do símbolos que nele aparecem: http://vigilantcitizen.com/?p=3486
    Valeu por aparecer lá no Manual de Felicidade. Eu tenho uns 4 blogs, todos foram feitos comigo e mais uma pessoa, e todos foram deixados (ou quase deixados) porque eu fiquei sozinho pra escrever no fim das contas.

    Abraços!

    ResponderExcluir

opine!