17 junho, 2010

Frida Kahlo - Seus amores, sua história.


Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, conhecida como Frida Kahlo, foi pintora mexicana, idealista e partidária comunista. Casada com o também artísta Diego Rivera no período de 1929 até sua morte em 1954. Casamento esse comturbado pelo temperamento forte de ambos e também por suas aventuras extraconjugais, já que Diego sempre tinha encontros amorosos e Kahlo ser bissexual.


Frida teve um vida extremamente conturbada e sofrida, onde com apenas seis anos adiquiriu poliomelíte sendo a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações sofridas durante toda sua vida. Este fato lhe deixou com uma lesão na perna que a fez usar calças e saias compridas, essas que foram sua marca registrada.


Fida reestruturando sua coluna

Kahlo estudou na escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e assistiu a aulas de desenho e modelagem. Aos 18 anos aprendeu técnicas da gravura com Fernando Fernandez, onde, após um grave acidente no qual o bonde em que ela estava chocou-se com um trem e o pára-choque de um dos veículos perfurou suas costas e atravessou sua pélvis saindo por sua vagina, levou Frida a ficar um longo período de cama e passando por diversas cirurgias e a usar diversos coletes ortopédicos. Nesse período Frida então passou a utilizar seu tempo imobilizada pintando quadros sobre sua vida em um cavalete adaptado para cama. Lá, foi onde Frida encontrou seu amor pela pintura.


Frida jundo com Diego, seu marido, após anos de tratamentos e cirurgias, passou a expor seus trabalho e até em Nova Iorque esteve divulgando-os e expondo-os como arte entitulada "surrealista" que na verdade ela mesmo afirma que: "pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade".

Diego e Frida

Ao longo do tempo Frida pintou diversas telas marcantes, uma delas diz respeito a sua gravidez que não teve futuro mediante a seu acidente com o bonde, onde teve várias tentativas que foram em vão.


Frida tentou várias vezes suicídio com facas e martelos, mas em 13 de julho de 1954 mediante a uma forte pneumonia, foi encontrada morta. Em seu diário foi encontrada a seguinte frase "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar " permite pensar na hipótese de suicídio.

Pesquisadores escreveram com base na autópsia de Frida que, acreditavam que ela teria sido envenenada por uma das amantes de seu então marido. Diego Rivera descreveu em sua auto-biografia que o dia da morte de Frida foi o mais trágico de sua vida.

Os quadros de Frida estão expostos na CASA AZUL, local onde morou com seus pais na cidade do México, onde foi montado um museu com suas obras.


Veja mais algumas obras de frida.
click para nas imagens para ampliar





Alguns filmes e documentários sobre a vida de Frida foram feitos, o último e mais bem representado é de 2002 interpretado por Salma Hayek e Alfred Molina.


----------------------------------------


OpIniÃo:

Frida foi uma pintora fantástica, teve uma vida intensa e cheia de altos e baixos. Muitos relacionados com suas doenças e acidentes, mas grande parte também relacionada a seu casamento. Frida aceitava o relacionamento de Diego com outras mulheres, mas o dia em que descobriu o romance de Diego com sua irmã mais nova, viu seu mundo cair e dai caiu no mundo da bebida e fez os mais malucos e extraordinários quadros.
Quando eu assisti ao filme Frida com Salma Hayek estava na faculdade e, nesse processo todo, me identifiquei muito com suas obras e sua louca e alucinada vida, entre festas despojadas e artístas loucos em busca de um ideal. Frida foi uma mulher de luta e de muito sentimentalismo. Uma mulher de GARRA!

Veja mais obras de Frida: http://www.fridakahlo.com/

2 comentários:

  1. Frida foi uma pintora extraordinária a qual além de sofrer fisicamente o seu coração também sofreu, antes eu nem a conhecia mas quando a minha professora de espanhol nos deu um trabalho sobre ela fiquei facinada com sua história!!!!

    ResponderExcluir

opine!