26 agosto, 2010

36º TRECHO | Entrevista com o Vampiro

Interview with the Vampire (título original), foi escrito por Anne Rice em 1976, sendo um de seus livros de maior sucesso. Tendo como tema principal de suas ecritas os vampiros, Anne os apresenta como indivíduos com suas paixões, teorias, sentimentos, defeitos e qualidades como os seres humanos, mas com a diferença de lutarem pela sua sobrevivência através do sangue de suas vítimas e sua própria existência, que para alguns deles, é um fardo a ser carregado através das décadas, séculos e até milênios.
Anne afirma que escreveu o livro em apenas uma semana, logo após perder sua filha com leucemia, onde a incluiu na trama como a vampira Claudia.
Em sua versão brasileira, o livro foi traduzido pela escritora Clarice Lispector e foi adaptado ao cinema em 1994 tendo Anne como escritora do roteiro.
Entrevista com o vampiro deu origem a mais dois livros: O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados, também adaptados ao cinema, mas com a história dos dois livros unidos em um único filme.

_______________________________________
Sinopse:

Em Entrevista Louis é entrvistado por um jovem onde, conta histórias de sua vida antes de se tornar vampiro, como se transformou, como conheceu Lestat, a vampira Cláudia e Armand. Fala também de suas viagens e reflete sobre vários assuntos como a imortalidade.

_______________________________________
Trecho

"... Como já disse, havia muitas coisas das quais Lestat devia ter me avisado. Poderia ter transformado aquela experiência em algo irriquecedor, sob vários aspéctos. Mas não o fez.
-O que poderia ter feito? - Perguntou o rapaz (o entrevistador). - A que se refere?
- O ato de matar não é um ato comum - Disse o vampiro. - A gente não se satisfaz simplesmente com o sangue do outro.
Sacudiu a cabeça.
- Certamente, trata-se do fato de experimentar uma outra vida, às vezes, de experimentar a perda desta vida através do sangue, lentamente. É a contínua repetição das sensações que tive ao perder minha própria vida, ao sugar o sangue do pulso de Lestat e ao ouvir seu coração rufando junto ao meu.
É a contínua celebração desta experiência pois para os vampiros, esta é a suprema experiência.
Falava com extrema seriedade, como se discutisse com alguém que defendesse outro ponto de vista.
- Acho que Lestat jamás chegou a captar isso. talvez não o conseguisse, não sei. Deixe-me dizer que percebia algumas coisas, mas muito poucas, acredito, dentre as que se pode conhecer. De qualquer modo, não se preocupou em me fazer recordar meus sentimentos no momento em que me agarrei a seu pulso para não deixá-lo partir; nem em escolher um lugar onde pudesse viver a experiência de meu primeiro assassinato com alguma calma e dignidade. Precipitou-se para a luta como se precisássemos fugir o mais rapidamente possível de algo que nos perseguisse. Uma vez tendo pego o escravo, imobilizou-o, agarrando-o pelo pescoço.
-Faça-o - disse. - Agora já não pode mais voltar atrás.
-Cheio de repulsa e enfraquecido pela frustração, obedeci. Ajoelhei-me junto ao homem agachado, que ainda lutava e, colocando ambas as mãos em seus ombros, me aproximei de seu pescoço. Meus dentes mal haviam começado a se transformar, e tive de rasgar sua pele, em lugar de perfurá-la. Mas, uma vez feito a ferida, o sangue jorrou. E quando isto aconteceu, me vi abraçado a ele, bebendo... enquanto todo o resto se desvanecia.
- Lestat, o pântano e os ruídos do acampamento distante nada significavam. Lestat poderia ser mais um inseto, zunindo, piscando e depois se diluindo em sua insignificância. O ato de sugar me hipnotizava; a força do homem cedia sob a tentação de minhas mãos; e então surgiu, novamente, o som do tambor, que era o rufar de seu coração - só que, desta vez, perfeitamente ritmado com as batidas do meu, os dois ressoando em cada fibra de meu ser, até que o rufar começou a ficar cada vez mais lento, até não ser mais do que um ronco suave, que ameaçava continuar eternamente..."

____________________________________
Veja o trailer do filme:



____________________________________
OpiNIãO:

Este sim é um livro de vampiros!

Todas as ações muito bem descritas usando muita sensualidade e SANGUE. 
Uma história que da calafrios só de pensar em ver um ser pálido em busca de sangue na sua frente, usando todo seu poder de persuação para morder seu pescoço.
Adoro isso! Acho que é ai que a criatividade cresce e cria fantásticas figuras na sua mente, formando toda a paisagem e o decorrer dos acontecimentos.
Depois do clássico e indispensável "Drácula de Bram Stoker", esse com certeza é meu segundo preferido sobre vampiros, e com certeza, da de muitos "mils" a "0" em alguns livros de conto vampiresco... Ah... Isso da com certeza!

Onde Comprar:
http://www.estantevirtual.com.br/

Onde pegar emprestado:
http://www.bibliotecadesaopaulo.org.br/

2 comentários:

  1. Isso sim é uma história de vampiros!
    Cara, como ainda pode ter gente que gosta de crepusculo?!?!
    Todos deviam ler o livro, de entrevista com vampiro, pelo amor de Deus.
    se gostam de histórias de vampiros, assistam True blood, série. Muito caliente!
    uhauhauha

    tem um post no meu blog!

    www.escritoateclado.blogspot.com
    www.mateseuprofessor.blogspot.com

    =)

    ResponderExcluir
  2. Já li quase to da saga De Lestat!Esses foram os melhores vampiros retratados de todos os tempos!

    ResponderExcluir

opine!