10 maio, 2009

10º TRECHO | A menina que roubava livros

10º Trecho apresenta
A menina que roubava livros

Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história.
Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.

E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de rouba-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar.
Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhece-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.
Boa leitura!
__________________________________________________

Diário da Morte: 1942

¨Uma verdadezinha¨

Eu não carrego gadanha nem foice.
Só uso um manto preto com capuz quando faz frio.
E não tenho aquelas feições de caveira que vocês parecem gostar de me atribuir à distância.
Quer saber a minha verdadeira aparência?
Eu ajudo. Procure um espelho enquanto eu continuo.


"Muitos seres humanos.
Muitas cores"
_________________________________________________

Sinceramente esse livro é um pouco massivo no começo, mas o decorrer dos fatos faz com que a leitura fique mais e mais atraente. Só o fato de ser a MORTE contando uma história, já te prende a leitura, pois ela te joga umas "charadas" como a que foi citada acima que são muito bem boladas e dão toda a graça ao livro.

*Vi na internet que o filme esta em andamento e que provavelmente seja lançado em 2010, posso garantir a vocês que o filme dessa obra se for bem feito será muito bom!

*O treiler abaixo apresenta um dos momentos em que Liesel fica alojada em um porão junto com os demais moradores da R. Himmel, onde ela adorava ler os livros que roubava para amenizar a angústia de todos.

Veja o que "talvés" seja o trailer do filme:





Markus Zusak é um escritor nascido em Sydney, autor dessa obra prima fantástica, que foi baseada na vivência de seus pais na época em que viveram na Alemanha nazista e na Áustria, com claro, um enfoque autoral de incluir uma "menina que roubava livros". Afirma Zusak que, quando juntou as duas idéias a coisa pareceu funcionar, por que pensou na importância das palavras naquela época.
Zusak também é autor do livro "Eu sou o mensageiro" quem tem um enredo bem diferente deste livro, mas totalmente criativa e inteligente. Ótimo livro por sinal! (em breve o trecho de "eu sou o mensageiro" estará aqui).


3 comentários:

  1. eu AMO esse livro, li duas vezes e sempre leio trechos na internet, amo muito muito mesmo, é muito lindo, e nao tem idade. . minha sogra leu, minha amiga, a mae da minha amiga . . entao é incrivel, e tambem da noção da realidade do nazismo, sem duvidas esse livro contribui para a HISTORIA e deve ser feito um filme, mas por diretores e atores com capacidade de nao perder a essencia ! =* ( AMANDA TAYNARA . ) http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16329268364338384182

    ResponderExcluir
  2. Quando eu li este livro, achei tao incrível que praticamente obriguei todos que conheço a ler ele também. Não tem como não amar todos os personagens, eles são tão humanos e o final do livro é um dos melhores que eu já li

    ResponderExcluir
  3. Realmente, Esse livro é um marco. A auto-descrição da morte no começo do livro é fantástica!

    Vale muito a pena ler "eu sou o mensageiro" Também do Markus Susak!

    RECOMENDO!

    ResponderExcluir

opine!