14 novembro, 2011

Jack o Estripador - A verdadeira história, 120 anos depois

Depois de mais de 120 anos, diversas investigações, diversos suspeitos e muitos corpos multilados, a verdadeira face do famoso serial killer, Jack, o Estripador, nunca foi descoberta. As histórias por trás das trerríveis mortes na Londres de 1888, até hoje, são conhecidas no mundo todo como a mais terrível e abominável  chacina de todos os tempos.

O escritor Paulo Schmidt lançou em 2008, um livro que conta toda sua pesquisa, baseada nas investigações realizadas desde o primeiro assassinato até o fechamento do caso. Seguindo a pista dos registros históricos e das teorias, até as considerações atuais, o livro apresenta desde desenhos e fotos dos corpos, até cartas oficiais, retratos falados, mapas e uma lista de todos os possíveis suspeitos, onde, até hoje, nenhum deles foi oficialmente condenado por nenhum dos crimes.

A obra toda foi dividida em três partes: "Os fatos", "Os suspeitos" e "Cento e vinte anos depois". Cada capítulo é narrado de maneira detalhada, numa narrativa que prende o leitor de maneira que é incapaz largar a leitura, mesmo com a certeza de que o livro não esclarecerá o principal mistério: quem, afinal, foi Jack, o Estripador.

--------------------------------------

Baseado nas histórias de Jack, diversos autores, diretores e quadrinistas, criaram obras ficcionais que contam possíveis finais para a chacina. Dentre eles o filme "The Lodger" de Alfred Hitchcock, o HQ entitulado "Do Inferno" de Alan Moore e o filme de mesmo nome lançado em 2001 e dirigido pelos irmãos Hughes.


-----------------------------------------------
Trecho 1: Preparem o estômago!

Apontamentos do Dr. Bond obre a autópsia de Mary Jane Kelly

"... a face estava lacerada em todas as direções; o nariz, as bochechas, as sombrancelhas e as orelhas foram parcialmente removidos. Os lábios, descolorados e cortados por multiplas incisões que se estendiam obliquamente, até o queixo. Haviam também numerosos cortes atravessando as feições irregularmente.
     O pescoço estava cortado através da pele e dos outros tecidos até as vértebras, achando-se a quinta e sexta profundamente atingidas. Os cortes cutâneos na frente do pescoço exibiam equimose nítida.
     A passagem de ar foi seccionada na parte inferior da laringe através da cartilagem cricóide.
     Ambos os seios foram mais ou menos amputados por incisões circulares, estando o músculo que adere às costelas preso aos seios. Os músculos intercostais entre a quarta, a quinta e a sexta costelas foram trespassados por cortes, e o conteúdo do toráx era visível através das aberturas.
     A pele e os tecidos do abdome, desde o arco costal até o pube, foram removidos em três grandes porções. A coxa direita foi descarnada na parte da frente até o osso, despojada da camada de pele que incluía os órgãos genitais exteriores e parte da nádega direita. A coxa esquerda teve o revestimento epidérmico arrancado, bem como os músculos até o joelho.
     A panturrilha esquerda exibia uma grande talho através da pele e dos tecidos até a parte profunda dos músculos, e se estendia do joelho até cinco polegadas acima do tornozelo.
     Tanto os braços quanto os antebraços exibiam extensos ferimentos dentados.
     O polegar direito exibia uma pequena incisão superficial com cerca de uma polegada de comprimento, com extravasamento de sangue na pele, e havia diversas ecoriações nas costas da mão exibino a mesma condição.
     Ao ser aberto o torax, constatou-se que o pulmão direito estava minimamente aderente por antigas aderências firmes. O lobo inferior do pulmão, roto e arrancado.
     O pulmão esquesdo encontrava-se intacto. Estava aderente no ápex e havia umas poucas aderências sobre o lado. Na estrutura do pulmão encontravam-se vários nódulos de consolidação.*
     O pericárdio estava aberto, e o coração, ausente.
    Na cavidade abdominal havia algum alimento parcialmente digerido, que consistia em peixe e batatas, e alimento similar foi enontrado nos restos do estômago presos aos intestínos.
__________________
* provável indicação de turbeculose.


---------------------------------------------
Trecho 2: Carta de Jack a "cara chefia"


25 de setembro de 1888


Cara Chefia,
Eu fico ouvindo que a polícia me pegou, mas não me prenderam ainda.
Dei risada com eles parecendo tão sábios e dizendo queestavam no caminho certo. Aquela piada sobre o Avental de Couro me fez dar gargalhadas. Estou na cola das putas e não vou parar de estripá-las até me prenderem. Belo serviço foi o último, nem dei à mulher-dama tempo para gritar. Quero ver me pegarem agora. Adoro meu trabalho e quero começar de novo. Em breve vocês vão ouvir falar de mim e das minhas travessuras. Guardei um pouco do troço vermelho numa garrafa de cerveja depois do último serviço, para escrever, mas ficou grosso que nem cola e não posso usar. Espero que tinta vermelha quebre o galho, ha ha.
No próximo serviço vou cortar as orelhas da mulher-dama e mandar para os policiais só de gozação que tal. Guarde esta carta até eu trabalhar mais um pouco, depois passe adiante. Minha faca é bacana e afiada, quero trabalhar sem parar se tiver chance. Boa sorte.
     Atenciosamente,

Jack, o Estripador

     Espero que não se importe de eu dar meu nome de guerra.
     Antes de postar isto precisei tirar toda a tinta vermelha das mãos, que droga.
     Sem sorte ainda, agora dizem que sou médico ha ha.

--------------------------------------
Onde encontrar:

6 comentários:

  1. Sabe de uma coisa? Não consegui ler o primeiro trecho inteiro, parei na metade.
    Estava com a senhorita quando obteve esse livro, se não me engano. Até tenho vontade de ler, mas acho que é demais para mim.
    Talvez se eu o fizer, tenha uma opinião formada.
    Tudo o que sei sobre o Jack vem de From hell, com aquele moço lá. rsrs

    Parabéns Ká!

    ResponderExcluir
  2. Você tava sim.
    Devo deixar claro que, demorei quase um ano para ler esse livro e não foi nada fácil... É tudo MUUUUUUITO terrível, você não faz ideia.
    From Hell não é nada, perto do que esse livro mostra como investigação.

    É terrível, mas vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  3. eu quero ler.
    onde posso baixar o livro?
    me ajudem please!!

    ResponderExcluir
  4. Baixar o Documentário - Jack, o Estripador - Dublado - http://goo.gl/D1BCf

    ResponderExcluir
  5. teve uma coisa muito legal que eu notei, foi que no trecho 2 o Jack diz "Adoro meu trabalho e quero começar de novo.", essa é a frase que ele diz no trailer de um jogo (Assassin's Creed) na parte 0:55 segundos. https://www.youtube.com/watch?v=o8bGKF8HjdQ

    ResponderExcluir

opine!