14 fevereiro, 2011

Clarice Lispector

Não se fala em literatura sem citar Clarice Lispector. Clarice nasceu na Ucrânia, mas tinha orgulho em se dizer brasileira. Veio ainda muito nova para cá com a família. Morou em cidades como Maceió e Recife, onde passou grande parte da infância. A família, após a morte de sua mãe, muda-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde Clarice termina os estudos e conhece, através da leitura, autores nacionais e estrangeiros.

Inicia estudo na Faculdade Nacional de Direito, e começa uma carreira como tradutora. Em 43, casam-se Clarice Lispector e Maury Gurgel, um colega de faculdade que vem a se tornar diplomata. Mesmo ano em que a escritora se naturaliza brasileira. O casal chegou a morar no Pará, mas após alguns meses voltam ao Rio de Janeiro. Durante toda sua vida Clarice passa por situações que a inspiram a escrever seus romances. Trazendo até mesmo, de forma escondida, sua realidade para a ficção.

Durante o período da Segunda Guerra Mundial, Clarice acompanha Gurgel até a Europa, lá ajuda feridos na guerra. O primeiro filho do casal, Pedro, nasce em 1948. Paulo, nasce em 1953. Já separada do marido, Clarice continua a publicar seus livros, como Laços de família, A maça no escuro, A legião estrangeira, A paixão segundo G.H. ...

Clarice e Gurgel no vulcão Vesúvio (fonte)


contém spoilers sobre A Hora da Estrela.

Dentre as obras de Clarice a mais conhecida é A Hora da Estrela. Novela escrita em 1977 que trás como personagem principal uma nordestina que chega ao Rio de Janeiro. O que é muito comentado e interessante, é que em todas obras da autora o personagem chega perto da morte mas isso não acontece. Em sua última obra foi diferente, a personagem morre. Teria Clarice previsto seu próprio destino? Já que grandes características de sua personagem (Macabéa, nesse caso) são da criadora.

Macabéa, interpretada por Marcélia Cartaxo, em A hora da estrela (filme).


Em 9 de dezembre de 1977, Clarice Lispector morre de câncer. Um dia antes de completar 57 anos. No mesmo mês, seu filho Paulo doa documentos manuscritos e datilografadas à Fundação Casa de Rui Barbosa.


A Hora da Estrela

Macabéa, moça humilde, veio do nordeste à cidade do Rio de Janeiro a procura de uma vida melhor. Trabalha como datilógrafa, se tornando amiga de serviço de Glória, que quer de qualquer jeito um marido. Macabéa conhece Olímpico de Jesus, metalúrgico, também do nordeste brasileiro, se tornando seu namorado. Glória, por sua vez, recebe uma tarefa de uma cartomante. Tarefa essa que a auxiliará a conseguir o que deseja, seu tão sonhado marido. Sendo capaz de acabar com a felicidade de quem já é desprovido de tal sentimento.



"Ela acreditava em anjos, e porque acreditava, eles existiam."
A hora da estrela





A obra virou filme, em 1985, nas mãos da cineasta Suzana Amaral.
Veja o trailer:






Conheça mais Clarice Lispector em:

http://www.claricelispector.com.br/

http://www.releituras.com/clispector_bio.asp

_____________________________


Houveram muitos acontecimentos importantes no decorrer da vida da autora. Desde seu nascimento até o falecimento da mesma a lista é extensa. Procurei ser "breve", e destacar os mais importantes para seu crescimento quando escritora. Clarice não se considerava uma artista, dizia que não escrevia para ter uma profissão.
Há uma única entrevista concedida à Tv Cultura em 1977, mesmo ano em que a autora falece. A entrevista só vai ao ar tempos depois, pedido da própria Clarice.
Para quem quiser, segue a entrevista.
Chego à conclusão de que Clarice prevê sua morte. Preste atenção ao modo como ela encerra a entrevista.
_____________________________


Au revoir!

Um comentário:

  1. ADOREI!

    Bem mais completo do que antes!
    Ela é ótima, né! Quem nunca leu, já conhece um pouco mais e se interessa!

    ResponderExcluir

opine!