08 agosto, 2010

35º TRECHO | Chocolate

Chocolat (nome original) é um romance escrito em 1999 pela autora Joanne Harris que, além desse título, possui mais dois de não muito reconhecimento, pelo memos aqui no Brasil.
Joanne Nasceu em Barnsley, Inglaterra. Estudou lingua moderna e medieval e foi professora por 15 anos, hoje ela mora próximo a Barnsley com seu marido e filha que tem o mesmo nome de uma das personagens deste livro. A meninas Anouchka.

Chocolate, foi adaptado para o cinema em 2000 com direção de Lasse Hallström que tem no currículo filmes como; Regras da Vida, Casanova, O Vigarista do Ano e o mais novo e super bem falado "Querido John". Este filme conta na atuação com a brilhante Julliet Binoche, Lena Olin ( uma das queridas de Polanski), Johnny Depp e Alfred Molina.

________________________________________
Resumo

Vianne é uma mulher fora do comum. Ela e sua filha Anouk mudam-se para uma cidade do interior da França durante a quaresma para revolucionar a vida de seus habitantes. O sustendo de Vianne  é fazer chocolate e, através de suas receitas únicas, ela descobre o mais íntimo desejo de cada pessoa. 
________________________________________ 
Trecho

"...Quarta-feira, 19 de fevereiro

É nosso dias de folga. A ESCOLA ESTA FECHADA E, ENQUANTO  Anouk brinca nos Les Marauds, receberei as encomendas e trabalharei na fornada dos itens desta semana.
    Esta é uma arte que aprecio. Existe uma espécie de feitiçaria em toda culinária: na escolha dos ingredientes, no processo de mistura, no gratinado, na infusão e no aroma, nas receitas extraídas de livros antigos, nos utensílios tradicionais - o pilão e o almofariz com os quais minha mãe fazia o seu incenso adquiriram um propósito mais doméstico, suas especiarias e aromatizantes abandonaram suas sutilezas em favor de uma magia mais básica e sensual. E é parcialmente a transitoriedade disso que me delicia; tanta preparação carinhosa, tanta arte e experiência colocada num prazer que pode durar apenas um momento e que só uns poucos apreciarão plenamente. Minha mãe sempre viu meu interesse com um desprezo indulgente. Eu roubava cardápios dos restaurantes e olhava ansiosamente as vitrines de pâtisserie. Eu devia ter uns dez anos - talvez um pouco mais - quando provei pela primeira vez chocolate de verdade. Mas mesmo assim o facínio persistiu. Eu guardava receitas; rasgadas de revistas abandonadas em estações ferroviárias, conseguidas com pessoas na estrada, estranhas combinações de minha própria lavra. Com suas cartas e advinhações, direcionava a nossa louca corrida através da Europa. Cartões de culinária nos ancoravam, colocavam marcos divisórios nas fronteiras áridas. Paris tem cheiro de pão quente e croissants; Marselha de bouillabaisse e alho grelhado. Berlim era Eibrei com chucrute e kartoffelsalat, Roma era o sorvete que tomei sem pagar num pequeno restaurante ao lado do rio. Mamãe não tinha tempo para esses marcos provisórios. Todos os seus mapas eram interiores, todos os lugares iguais. Mesmo então eram diferentes..."

_____________________________________

Veja o Trailer do Filme: 
_____________________________________
OpiNiÃo:

Não sou uma pessoa que se identifica muito com "romances". O Morro dos Ventos Uivantes que citei logo a baixo é uma exceção por ser INTENSO, mas esse livro, por exemplo, é o aveso do outro. É puro, mágico e apaixonante e, o filme mostra toda essa atmosfera, além claro, de juntar duas coias que na minha opinião são perfeitos juntos. Chocolate e Johnny Depp!

Chocolate é um livro sutil, mas que também tem sua intensidade. Mostra o lado bom e ruim das coisas sem esquecer que o doce da vida É TUDO! 

Onde Comprar:
http://www.estantevirtual.com.br/

Onde pegar emprestado:
http://www.bibliotecadesaopaulo.org.br/

2 comentários:

  1. Esse filme é delicioso! Vc começa a ver e não consegue mais parar! Excelente dica :)
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Você recebeu um selo do meu blog!

    "Qualidade Dez"

    acesse e pegue o seu!
    http://escritoateclado.blogspot.com/2010/08/da-qualidade-aprovacao-esse-selo-foi.html

    ResponderExcluir

opine!