04 abril, 2010

31º TRECHO | Drácula de Bram Stoker

Bram Stoker nasceu em Dublin em novembro de 1847 e moreu em Londres em 1912.
Sua vida literária começou quando sua mãe Charlotte Thornley, partilhou com Stoker seu conhecimento e amor por contos de fadas, histórias de fantasmas e apavorantes narrativas da epidemia de cólera de 1832 que ela havia testemunhado.

Stoker estudou tornando-se matemático e logo após trabalhou como funcionário público onde empenhou também cargos universitários e pertenceu a sociedades científicas e literárias, colaborou em periódicos, foi cronista, jornalista, contador, diretor de um jornal vespertino, agente teatral, secretário particular e administrador do Royal Lyceum Theatre, de Londres, para o famoso ator shakespeariano Henry Irving.


Henry Irving "de voz sibilante e terrível" foi quem na verdade inspirou Stoker da figura do diabólico Conde-vampiro dos Székes Transilvanos (grupo étnico que se localizou na Transilvânia, "a terra situada além das densas florestas" romenas, a partir do século VII, como tribos húngaras ou búlgaras, "descendentes de Átila e Hunos", "altiva raça que cruzou o Danúbio para bater o turco em sua própria terra" e "rechaçou de volta a suas origens os magiares, os lombardos, os avares e os turcos".
Irving recompensou o seu fiel discípulo e colaborador fazendo uma leitura dos diálogos de Drácula no palco do Lyceum Theatre. Um ano após a publiçação de Drácula em maio de 1897, a carreira de Stoker entrou em declínio. Mas como nós todos possívelmente sabemos a real história do livro foi baseada na vida de Vlad Tepes

Drácula é até hoje repetidamente publicado por várias editoras em sucessivas edições e ainda é considerado um livro terrivelmente bem escrito e contado.

_______________________________________


... Então um mastin começou a uivar alhures numa estância rural, bem longe, abaixo de onde corria a nossa estrada. Seu uivo era áspero, longo e lamentoso, como se estivesse repassado de pavor. Seu eco foi recolhido por um outro cão e, a seguir, mais outro e mais outro, até que levada tenuemente pelo vento a crescente sequência dessas tristes vibrações atingiu o Passo, onde finalmente se concentrou a mais selvagem e alucinante cacofonia de uivos, que pareciam convergir de todos os cães que viviam no país, atravessando a quietude da noite, até esgotar toda a capacidade de nossa imaginação.
Ao impacto do primeiro uivo já os cavalos começaram a se empinar e retroceder. Mas o cocheiro falou-lhes com um tom de voz acariciante e eles se aquietaram, o que, entretanto, não evitou que fossem atacados de um tremor pânico e ficassem cobertos de suor como se tivessem acabado de concluir uma desabalada fuga...



---------------------------------------------
OpIniãO:


Stoker é um gênio! Apesar de eu achar que o final do livro deixa um pouco vaga toda a saga a caça ao Drácula, além de clássico da literatura, Drácula é o vampiro de qualquer século.
O filme DRÁCULA DE BRAM STOKER com certeza é uma das melhores adaptações baseadas no livro que eu já vi.
--------------------------------------------


Onde encontrar: http://3.ly/Hgy3

2 comentários:

opine!