Um cartunista doidão!
Crumb é artista gráfico e ilustrador, conhecido como um dos fundadores do movimento underground dos quadrinhos americanos, tendo criado como ponto de partida gibis artesanáis e também idealizador da Zap comix junto a outros cartunistas como Robt Willians.
(ver material sobre o cartunista Robt Willians no link http://emtrechos.blogspot.com/2010/05/robt-williams-loucura-da-arte-e-arte-da.html)
(ver material sobre o cartunista Robt Willians no link http://emtrechos.blogspot.com/2010/05/robt-williams-loucura-da-arte-e-arte-da.html)
Os trabalhos de Crumb tiveram bastante apreciadores na cena hippie, tendo deixado nesta década a tira Keep on truckin´ e os personagens Mr. Natural e Fritz the Cat, um gato boa vida que usa muitas drogas e tem uma vida sexual bastante lasciva.
Em seu currículo também constam as adaptações literárias de autores como Frans Kafka, Charles Bukowski e Philip K. Dick, além da obra Gênesis baseada no livro da bíblia e o albúm HQ Blues que foi lançado no último mês.
Versão americana do livro GÊNESIS |
Capa americana do livro de Philip K. Dick |
Capa do livro de Kafka |
Capa do livro de Bukowski |
Capa do HQ Blues |
Crumb produziu frequentemente HQs autobiográficos com sua esposa, Aline Kominsky-Crumb, desenhadas a quatro mãos e publicadas na revista The New Yorker. As obras estão sendo republicadas no Brasil pela Revista Piauí.
Crumb é sociofóbico assim como seus outros irmãoes e, quando esteve no Brasil em Agosto para a Flip de Parati, acabou fugindo dos fotógrafos e pessoas que se aproximavam dele. Hoje Crumb vive na França e tem uma família de cartunistas. Sua mulher e filha também curtem a arte de desenhar!
Click nas imagens para ampliar
Confira mais trabalhos de Crumb aqui: