Pergunte ao Pó é ambientado em Los Angeles na década de 30. Fala sobre os preconceitos da sociedade e sobre a mais louca e irreverente paixão entre um americano e uma mexicana.
Além de, ter enfluênciado uma geração inteira (incluíndo os Beatiniks), o romance de John Fante é um dos títulos mais importantes de sua carreira e tem o prefácio escrito por ninguém mais, ninguém menos que Charles Bukowski.
_______________________________________
Trinta e nove anos depois, reli Pergunte ao Pó. Ele ainda está de pé, como as outras obras de Fante, mas esta é a minha favorita porque foi minha primeira descoberta da mágica."
Charles Bukowski - 5/6/1979
______________________________________
Puxei a imensa porta, abri-a, e ela emitiu um pequeno grito de choro. Acima do altar, crepitava a luz eterna vermelho-sangue, iluminando em sombra carmesim a quietude de quase dois mil anos. Era como a morte, mas também me fazia lembrar bebês chorando no batizado. Ajoelhei-me. Era um hábito, ajoelhar. Sentei-me. Melhor ajoelhar, pois a pontada aguda nos joelhos era uma distração da terrível quietude. Uma prece. Certo, uma prece: por motivos sentimentais. Deus Todo-Poderoso, lamento ser agora um ateu, mas o Senhor leu Nietzsche? Ah, que livro! Deus Todo-Poderoso, vou jogar limpo nesta questão. Vou lhe fazer uma proposta. Faça de mim um grande escritor e eu voltarei à Igreja. E lhe peço, caro Deus, mais um favor: faça minha mãe feliz. Não me importo com o velho; ele tem seu vinho e sua saúde, mas minha mãe se preocupa tanto. Amém.”
"Querida Camilla, você finalmente veio. Jogou pedrinhas na vidraça e eu a puxei para dentro do quarto, senti seu bafo de uísque e fiquei intrigado enquanto você se sentava ligeramente bêbada diante da minha máquina de escrever dando risinhos enquanto brincava com o teclado. Virou-se então e olhou para mim, e vi seu rosto claramente debaixo da luz, o lábio inferior inchado, a mancha roxa e preta em volta do olho esquerdo.
"Quem bateu em você?", perguntei. E você respondeu: "Acidente de automóvel", e eu falei: "Sammy dirigia o outro carro?", e você chorou, embriagada e com o coração partido. Pude tocar em você então e não me preocupar com o desejo. Pude deitar-me ao seu lado na cama e segurá-la nos braços e ouvi-la dizer que Sammy a odiava, que você dirigiu até o deserto depos do trabalho e que ele a esbofeteou duas vezes por acordá-lo às três da manhã.
- Mas por que você foi vê-lo? - Eu disse.
- Por que estou apaixonada por ele.
Você tirou uma garrafa da bolsa e nós a bebemos; primeiro foi sua vez, depois a minha. Quando a garrafa esvaziou, desci até a drugstore e comprei outra, uma garrafa grande. A noite toda, choramos e bebemos, e bêbado eu podia dizer as coisas que fervilhavam no meu coração, todas aquelas palavras bonitas e os símiles inteligentes, por que você chorava pelo outro sujeito e não ouvia uma palavra do que eu dizia, mas eu as ouvi, e Arturo Bandini foi muito bom naquela noite, Camilla. Ajoelhando-me ao seu lado na cama, tomei sua mão e disse: "ah, Camilla, garota perdida! Abra seus longos dedos e envolva minha alma cansada! Beije-me com a sua boca, por que eu anseio pelo pão de uma colina mexicana. Respire a fragância das cidades perdidas em narinas febris e deixe-me morrer aqui, minha mão sobre o suave contorno de sua garganta, tão parecida com a brancura de uma praia sulina meio esquecida. Apanhe a saudade nesses ohos inquietos e allimente com ela as andorinhas solitárias que atravessam um milharal no outono, por que eu amo você Camilla, e o seu nome é sagrado como o de uma princesa corajosa que morreu com um sorriso por um amor que nunca foi conrrespondido."
Eu estava bebado aquela noite, Camilla, bêbado de uísque de setenta e oito centavos, e você estava bebada de uísque e pesar.
Lembro-me de que depois de apagar todas as luzes, sem roupas, esceto por um sapato que me desconcertava, segurei em meus braços e adormeci...”
O livro teve uma adaptação para o cinema em 2006 com produção de Tom Cruise com Salma Hayek como Camilla e Collin Ferrell como Arturo.
___________________________________
Onde encontrar: www.bibliotecadesaopaulo.org.br
www.estantevirtual.com.br